segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ridendo Castigat Mores


Gil Vicente, autor de cariz satírico, através da máxima latina ridendo castigat mores, escreveu vários autos,nos quais a crítica às personagens da sociedade é uma constante nos seus textos.
Este autor e dramaturgo baseou-se nos vícios dos grupos sociais e profissionais daquela época para nos mostrar um pouco da sociedade quinhentista. Sociedade esta feita de corrupção, desigualdades sociais, tirania, avareza, ambição, infidelidade, etc.
Ainda que os anos tenham passado, os vícios da sociedade mantêm-se, sendo ainda visíveis os aspectos criticados há quinhentos anos atrás. Continua a haver corrupção, sendo exemplo o polémico caso "Apito Dourado", desigualdades sociais, infidelidades existente em casais, não só em Portugal, mas nas sociedades do Mundo.
Como Gil Vicente era um autor completo, conseguimos ver no Auto da Barca do Inferno duas personagens alegóricas (Anjo e Diabo), representando uma realidade abstracta, o Bem e o Mal, respectivamente.
Por, fim, quanto à intenção crítica e ao cómico que Gil Vicente utiliza frequentemente nas suas obras, penso que este trabalha com todos os tipos de cómico, para que assim a crítica fosse melhor aceite pela corte real, lugar onde trabalhava.
(André Guimarães)

Sem comentários:

Enviar um comentário