segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O Novo Acordo Ortográfico Está Aí!!!

Pois é... em breve teremos de começar a estudá-lo e, sobretudo, a aplicá-lo!
2014 é a meta para implementar a uniformização gráfica da língua.

A assinatura do acordo data de 1990, mas só agora Portugal decidiu levar adiante a proposta do protocolo modificativo de 2004 e estabelecer um prazo de seis anos para a adaptação e entrada em vigor da nova grafia.
Para já, deixo alguns links para vídeos que se debruçam sobre este polémico acordo. Ora vejam: Anúncios publicitários em (des)acordo e Fernando Pessoa também rejeitou o acordo de 1945.
E agora, verifiquem se estão a par das principais alterações que este novo acordo vai introduzir na língua portuguesa, realizando este Jogo do Acordo Ortográfico.
Em caso de dúvidas este conversor poderá ajudar a escrever "com acordo".

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Quem foi Camões?

Façam uma entrevista de rua  sobre "Quem foi Camões?" As respostas dos inquiridos serão analisadas na aula. Recolham depoimentos junto de um público-alvo diversificado, quer em termos de escolaridade recebida, quer em termos sócio-profissionais ( pais ,avós, tios, irmãos -mais velhos ou mais novos-, funcionários da escola,  professores, amigos).
Verificaremos como a figura de Camões se desenha entre o mito e a realidade e que impressão deixou nos ex-estudantes.
Vão registando as respostas recolhidas aqui, no blogue, em "Comentários". Participem!
(proposta de actividade sugerida no Manual "Ser em Português -9º")

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Concurso "Uma Aventura... Literária 2010"

A Editorial Caminho, mais uma vez, lança um desafio literário a todos os alunos através do Concurso Uma Aventura… Literária 2010.  Não percam a oportunidade de participar nesta iniciativa, uma das mais relevantes que se realizam em Portugal.
O prazo limite para o envio dos trabalhos concorrentes à edição deste ano  termina a 15 de Fevereiro (data dos CTT). Podem consultar o regulamento aqui, para informações mais detalhadas.

O Concurso Uma Aventura... Literária 2010 tem cinco modalidades: Texto Original, Crítica, Desenho, Teatro e Olimpíadas da História.
Para os participantes e/ou premiados haverá:
PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS PREMIADOS NUM DOS LIVROS DA COLECÇÃO UMA AVENTURA
OFERTA DE CHEQUES-LIVROS A TODAS AS ESCOLAS
DIPLOMAS E CHEQUES-LIVROS PARA PROFESSORES
DIPLOMAS PARA TODOS OS CONCORRENTES
Morada de envio: Concurso Uma Aventura… Literária 2010
Editorial Caminho
Rua Cidade de Córdova, n.º 2
2610-038 Alfragide.

Parabéns à aluna apurada para o Concurso Nacional de Leitura

Após a realização de uma prova sobre a obra indicada "O Mundo em que Vivi", de Ilse Losa, a aluna Rosa Adriana de Sá foi a concorrente, do nono ano, apurada para representar a escola na fase distrital do concurso. Juntamente com os restante alunos apurados, do sétimo e oitavo anos, irá a Braga prestar novas provas sobre outras obras que brevemente lhes serão indicadas.
Resta-me desejar-lhes boas leituras e boa sorte. E que fiquem apurados para as fases seguintes!!!
Parabéns a todos os participantes!

Vamos fazer um poema

A tarefa que vos proponho a partir de hoje é fazer um poema para o concurso "Faça lá um poema". Não há qualquer tema obrigatório para os poemas a concurso. No entanto, recomenda-se que a extensão máxima de cada texto não ultrapasse os 4000 caracteres, incluindo espaços.

Por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Poesia 2010, que se realiza no CCB no dia 21 de Março, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém , numa iniciativa conjunta, lançam um desafio às escolas, convidando-as a participarem num Concurso de Poesia.
O Concurso Faça Lá um Poema procura incentivar o gosto pela leitura e escrita de poesia e destina-se a quatro níveis de ensino, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário.
As escolas deverão seleccionar e apresentar a concurso um máximo de três poemas por cada nível de ensino. Esta selecção ficará ao critério de cada escola, com autonomia, sugerindo-se, no entanto, que o processo seja dinamizado pelo professor bibliotecário ou pelo responsável da BE.
A participação no concurso implica a inscrição em formulário próprio (enviado às escolas) que deverá ser enviado até dia 1 de Fevereiro de 2010.

Aguardo, pois, os vossos textos o mais brevemente possível. 

Para mais informações consultem o regulamento.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ridendo Castigat Mores


Gil Vicente, autor de cariz satírico, através da máxima latina ridendo castigat mores, escreveu vários autos,nos quais a crítica às personagens da sociedade é uma constante nos seus textos.
Este autor e dramaturgo baseou-se nos vícios dos grupos sociais e profissionais daquela época para nos mostrar um pouco da sociedade quinhentista. Sociedade esta feita de corrupção, desigualdades sociais, tirania, avareza, ambição, infidelidade, etc.
Ainda que os anos tenham passado, os vícios da sociedade mantêm-se, sendo ainda visíveis os aspectos criticados há quinhentos anos atrás. Continua a haver corrupção, sendo exemplo o polémico caso "Apito Dourado", desigualdades sociais, infidelidades existente em casais, não só em Portugal, mas nas sociedades do Mundo.
Como Gil Vicente era um autor completo, conseguimos ver no Auto da Barca do Inferno duas personagens alegóricas (Anjo e Diabo), representando uma realidade abstracta, o Bem e o Mal, respectivamente.
Por, fim, quanto à intenção crítica e ao cómico que Gil Vicente utiliza frequentemente nas suas obras, penso que este trabalha com todos os tipos de cómico, para que assim a crítica fosse melhor aceite pela corte real, lugar onde trabalhava.
(André Guimarães)